Skip links

Call for Papper “Mudanças climáticas e engajamento digital: tendências, hábitos e dinâmicas nas plataformas digitais”

Chamada para dossier “Mudanças climáticas e engajamento digital: tendências, hábitos e dinâmicas nas plataformas digitais” na Revista Ciências Humanas.

“As plataformas digitais, especialmente Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, são povoadas por discursos de ódio, fake news e dinâmicas de desinformação (Costa, 2020a; Capoano & Costa, 2021; Capoano, Costa, Galhardi & Barros, 2021). No entanto, estas continuam a ser lugares privilegiados de consumo de notícias, sendo o Facebook o mais utilizado no consumo de notícias (Cardoso, Paisana & Pinto-Martinho, 2018).

Embora não seja claro o grau de influência das notícias falsas e da desinformação circulante na formação da “opinião pública”, já que os intelectos contingentes dependem mais das correntes de força associadas ao poder e à dominação político-ideológica do que à dinâmica de partilha e consumo digital (Costa, 2020b; Costa, 2020c; Costa & Capoano, 2021), cresce o medo de que muitos não consigam descartar fontes de informação que simulem o estilo jornalístico para enganar e, assim, acabar contaminando os seus contatos, divulgando conteúdos sem comprovação científica nas plataformas digitais. Este cenário é particularmente problemático na atual era de pós-verdade, em que emoções e crenças partilhadas acabam, por vezes, por atingir maior capacidade de definição de debates públicos do que argumentos racionais, factos ou provas (Costa, 2020c; Costa, Sousa, Capoano & Pimenta, 2020 )”.

Ler tudo aqui.

Leave a comment