Our Team
We are a team of communication researchers from Brazil, Mozambique and Portugal, whose project “Engage for SDG” is supported by FCT – Foundation for Science and Technology (Portugal), with development at the Center for Communication and Society Studies – CECS, from the University of Minho.

Edson Capoano
Principal investigator
Autor do projeto “Engage for SDG – o engajamento dos jovens com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: a escolha dos argumentos morais das notícias para o uso em debate” (EXPL/COM-JOR/1534/2021). Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – CECS, da Universidade do Minho, na área de Jornalismo, Participação e Média Digitais.
Doutorado em Comunicação e Cultura pelo Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo – PROLAM-USP. Mestre em Comunicação e Semiótica e Bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Investigador visitante na Universidade de Navarra – UNAV, Universidade de Castilla-La Mancha – UCLM e na Universidade da Califórnia em San Diego – UCSD. Especialização em Jornalismo Ibero-Americano e em Jornalismo Ambiental. Autor dos livros “Como financiar o jornalismo?” (2018), “La jornada del periodista” (2017) e “A natureza na TV” (2015). Foi jornalista ambiental do Repórter ECO, primeiro programa da TV brasileira sobre meio ambiente, e correspondente internacional na Agência EFE, nos escritórios de São Paulo e de Madrid.

Pedro Rodrigues Costa
Co-Principal Investigator
Pedro Rodrigues Costa é doutorado em Ciências da Comunicação (Sociologia da Comunicação e Informação), pela Universidade do Minho, com a tese Entre o Ver e o Olhar: Ecos e Ressonâncias Ecrãnicas (2013). É mestre em Sociologia (especialização em Sociologia das Organizações e do Trabalho) e licenciado em Sociologia.
Entre as suas áreas de investigação constam as questões em torno da Cibercultura, Tecnologia e Estudos sobre redes sociais digitais. É investigador do CECS, onde integra o Grupo de Estudos Culturais e o Museu Virtual da Lusofonia.
Destacam-se, nas suas diversas competências de investigação, a análise de dados em SPSS e a análise de conteúdo em NVIVO. Na lista dos trabalhos de investigação mais recentes, constam os seguintes temas: A presença de arquétipos nos youtubers: modos e estratégias de influência (Costa, 2019); O medo do consumo solitário: comentários nos canais infantojuvenis de YouTube do Brasil e de Portugal (Costa & Capoano, 2020); Suicídio e redes sociais: aproximações em português no Facebook, no instagram e no YouTube (Costa & Araújo, 2020) e Dar “vistas” ao ecrã em rede: problemáticas, desafios e consequências da era digital (Costa, 2020).

Alice Dutra Balbé
Investigator
Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho (UM), com a tese intitulada “Representações das alterações climáticas nas redes sociais Facebook e Twitter”. Alice é mestre em Ciências da Comunicação com especialização em Informação e Jornalismo, pela mesma universidade (UM) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Franciscana (UFN), no Brasil. É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), membro do Grupo de Investigadores em Comunicação, Ciência e Ambiente (GICCA), da Universidade do Minho, e do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM – Sociedade Portuguesa de Ciências de Comunicação. Também foi membro do projeto de investigação “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?” (2019-2021).
Tem como áreas de interesse a comunicação ambiental, comunicação de ciência, lusofonia, relações interculturais e redes sociais digitais. Entre suas publicações constam “As mudanças climáticasno Twitter: a ascendência da mídia e da política” na Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, “Mudanças climáticas em redes sociais: um estudo de caso do Facebook no contexto ibero latino-americano” e “Jornalismo, medo e alterações climáticas: articulações possíveis para pensar o enfrentamento dos riscos climáticos” na revista Observatório da Comunicação (Obs*) e Cobertura ambiental durante a pandemia no Brasil e em Portugal: explorando crises e (des)conexões na revista Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación.