Skip links

A Nossa Equipa

Somos uma equipa de investigadores de comunicação do Brasil, de Moçambique e de Portugal, cujo projeto “Engage for SDG” é apoiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), com desenvolvimento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – CECS, da Universidade do Minho.

Edson Capoano

Investigador principal

Autor do projeto “Engage for SDG – o engajamento dos jovens com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: a escolha dos argumentos morais das notícias para o uso em debate” (EXPL/COM-JOR/1534/2021). Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – CECS, da Universidade do Minho, na área de Jornalismo, Participação e Média Digitais.

Doutorado em Comunicação e Cultura pelo Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo – PROLAM-USP. Mestre em Comunicação e Semiótica e Bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Investigador visitante na Universidade de Navarra – UNAV, Universidade de Castilla-La Mancha – UCLM e na Universidade da Califórnia em San Diego – UCSD. Especialização em Jornalismo Ibero-Americano e em Jornalismo Ambiental. Autor dos livros “Como financiar o jornalismo?” (2018), “La jornada del periodista” (2017) e “A natureza na TV” (2015). Foi jornalista ambiental do Repórter ECO, primeiro programa da TV brasileira sobre meio ambiente, e correspondente internacional na Agência EFE, nos escritórios de São Paulo e de Madrid.

Pedro Rodrigues Costa

Investigador co-principal

Pedro Rodrigues Costa é doutor em Ciências da Comunicação, com especialização em Sociologia da Informação e da Comunicação. É licenciado em Sociologia e mestre em Sociologia das Organizações e do Trabalho.
É docente na Universidade Lusófona e docente convidado na Escola Superior de Negócios Atlântico. É vice-diretor do departamento de Comunicação e Arte, na Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, e gestor da qualidade dessa mesma faculdade, no Centro Universitário do Porto.
É investigador integrado no Cicant – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, sob o lema “As leis da captura da atenção nas plataformas digitais”. É também vice-coordenador do GT Comunicação Intercultural, na SOPCOM, e é Co-PI do projeto FCT “Engage for SDG”. Foi co-coordenador, sendo atualmente membro do Barómetro da Qualidade de Informação.

Alice Dutra Balbé

Investigadora

Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho (UM), com a tese intitulada “Representações das alterações climáticas nas redes sociais Facebook e Twitter”. Alice é mestre em Ciências da Comunicação com especialização em Informação e Jornalismo, pela mesma universidade (UM) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Franciscana (UFN), no Brasil. É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), membro do Grupo de Investigadores em Comunicação, Ciência e Ambiente (GICCA), da Universidade do Minho, e do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM – Sociedade Portuguesa de Ciências de Comunicação. Também foi membro do projeto de investigação “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?” (2019-2021).

Tem como áreas de interesse a comunicação ambiental, comunicação de ciência, lusofonia, relações interculturais e redes sociais digitais. Entre suas publicações constam “As mudanças climáticasno Twitter: a ascendência da mídia e da política” na Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, “Mudanças climáticas em redes sociais: um estudo de caso do Facebook no contexto ibero latino-americano” e “Jornalismo, medo e alterações climáticas: articulações possíveis para pensar o enfrentamento dos riscos climáticos” na revista Observatório da Comunicação (Obs*) e Cobertura ambiental durante a pandemia no Brasil e em Portugal: explorando crises e (des)conexões na revista Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación.

Ana Lúcia Lopes

Investigadora

Doutora e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIFEI. Especialista em Educação e Tecnologias pela UFSCar e em Controladoria pela UPM. Possui Aperfeiçoamento em Gestão de Entidades da Sociedade Civil pela Associação dos MBAs da USP. Atualmente é professora Assistente Doutora I no Centro de Educação, Filosofia e Teologia e atua nos cursos de Licenciatura (presencial e EaD) e atua como professora do Curso de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Superior (presencial e EaD). Tem ampla experiência na formação de professores no ensino superior (presencial e EaD). É autora e curadora de materiais didáticos para EaD em cursos de graduação e pós-graduação. Tem como principais áreas de atuação: Tecnologias e Culturas Digitais na Educação, Processos de Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores, História da Cultura, Métodos de Pesquisa e Educação Empreendedora. É vice-líder do Grupo de Pesquisa GEICS – Grupo de Estudos Interdisciplinares em Currículo e Sociedade, vinculado ao PPG em EAHC da Universidade Presbiteriana Mackenzie e certificado pelo diretório de Pesquisa do CNPQ. É membro da ANPED – Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação.

Bárbara Seco de Barros

Investigadora

Licenciada em Ciências da Comunicação, vertente de informação e jornalismo, pela Universidade do Minho em 2013, frequenta o Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade na mesma Universidade. Desenvolve investigação para a dissertação de mestrado com o título “Jovens Ciganos em Portugal: do bairro (e da escola) para o sistema tutelar e para a prisão”, sob a orientação da professora Manuela Ivone Cunha.

Participa como bolseira, atualmente, no projeto de investigação “EngageForSDG” no CECS, na área de Jornalismo, Participação e Média Digital.

Ivan Paganotti

Investigador

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com bolsa Capes, graduado em Jornalismo pela USP, realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Docente e pesquisador (com projeto financiado pela Fapesp) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Professor do curso de Jornalismo e Atualidades no Colégio Stockler. É co-criador do curso online Vaza, Falsiane!, curso com apoio do Facebook e incubado na ONG Repórter Brasil. Líder do grupo de pesquisa CHECAR (Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação) da Umesp e membro fundador do grupo de pesquisa MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da ECA-USP. Faz parte da Rede Metacrítica (Rede de Pesquisa em Cultura Midiática) e da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Autor do livro “Censura, Justiça e Regulação da Mídia na Redemocratização” (Ed. Appris, 2021).

José Mapera

Investigador

Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da UniZambeze, desde 2015. Investigador do Projeto Aga Khan denominado Museu virtual da Lusofonia, organizado pelo CECS da Universidade do Minho. Investigador do projeto FCT/Aga Khan “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” sediado no CECS, da Universidade do Minho e na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). Membro do Conselho Editorial da Editora Pangeia, da UFMGS – Brasil. Doutor em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro/Minho, em 2014. Professor de “Sociologia da cultura”, no Doutoramento em Língua Cultura e Sociedade”, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da UniZambeze. Autor do Projeto curricular de Doutoramento em Língua, Cultura e Sociedade, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades, da UniZambeze. Professor de “Interações e Práticas Discursivas”, no Programa de Doutoramento em Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino de Línguas, da UP-Maputo. Professor de Estudos culturais, no curso de Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais, no Instituto Superior de Artes e Culturas, em 2014. Participação no “Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa”, realizado pela Universidade de Aveiro, em 2018, membro da comissão científica e autor do texto “Rir junto é um abraço pelos mares da língua portuguesa”. Autor de artigos publicados pela Forma Breve, da Universidade de Aveiro, de que se destaca: “The silence of fear in “O sonho de Alima” by Lília Momplé”, em 2014; «O Silêncio de medo em “O sonho de Alima”,  de Lília Momplé», publicado em 2014; “Dog Ashes: Realism agony of Louis Bernardo Honwana”, em 2018; “Realismo e lirismo em Terra sonâmbula, de Mia Couto, e Chuva braba, de Manuel Lopes” , publicado em 2014 e; “Os desertores de memórias no romance Jesusalém, de Mia Couto”, em 2014. Autor dos livros Cinzas de Cão – ensaios críticos de literatura (2018) e Poema aberto e a tela da diversidade (2017), ambos pela Editorial Fundza. Publicou em 2015 o Realismo e lirismo em terra sonâmbula, de Mia Couto, e Chuva braba, de Manuel Lopes, pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. Professor do Ensino Superior desde 2006 e Diretor Científico-Pedagógico da Universidade Mussa Bin Bique, delegação de Inhambane. Diretor da Escola Pré-Universitária Emília Daússe de Inhambane, de 2003 a 2010.

Juliana Doretto

Investigadora

Jornalista e professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas – SP, Brasil. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Pesquisa a relação entre infância, adolescência e mídia, com foco no jornalismo. É autora de “Pequeno leitor de papel: um estudo sobre jornalismo para crianças” (Alameda, 2013). Diplomada como Jornalista Amigo da Criança (Andi – Comunicação e Direitos). Confundadora da Recria (Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências).

Patrícia Guimarães Gil

Investigadora

Patrícia Guimarães Gil é jornalista (graduada pela Universidade Federal do Paraná – Brasil), mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paul (USP – Brasil). É ainda mestre em Políticas Públicas e Governança pela University of New South Wales (UNSW – Austrtália), onde também realizou estágio doutoral.Com 25 anos de atuação como profissional de comunicação, atuou como repórter e editora nas áreas de política, economia e educação. Foi sócia e diretora-geral de uma das maiores agências de Comunicação Corporativa do Brasil, atualmente denominada Burson Cohn & Wolfe, assim renomeada após aquisição pela WPP, o maior grupo de comunicação do mundo. Atualmente, Patrícia é professora universitária em cursos de Jornalismo e Relações Internacionais, além de pesquisadora e orientadora de projetos científicos. Suas principais áreas de interesse de estudo são a comunicação pública e política; interfaces entre comunicação e educação; comunicação para o desenvolvimento. É fundadora e diretora eo Instituto de Pesquisa em Comunicação e Políticas Públicas para a Mudança Social (C4C – Communication For Change), além do site Investindo Por Aí – uma iniciativa em jornalismo empreendedor no Nordeste do Brasil.