As respostas indicam que sua moral preponderante é de
Os gráficos se referem à relação entre as suas respostas e as dos demais respondentes.Use o cursor sobre as barras para ver a pontuação e a relação entre os domínios morais e as correntes ambientais
Interpretação dos Resultados: use o cursor para selecionar o domínio moral e leia a relação entre valores morais e correntes ambientais
Se o seu Fundamento Moral Ambiental com a percentagem mais elevada for “CUIDADO”, significa que:
Sente necessidade de cuidar dos mais jovens e criar vínculos com outros. Baseia-se nas virtudes de gentileza e de se dedicar ao próximo, e está relacionado a emoções como compaixão e o instinto protetor.
Se tens cuidado como fundamento moral predominante, provavelmente te interessas pela preservação dos recursos naturais, mas atento ao uso das próximas gerações. Também questionas a frieza desenvolvida pela vida moderna, industrial e de cidades superpopulosas. Para ti, talvez o sistema capitalista e o estilo de vida baseado no consumo são as bases do risco ambiental.
Isto significa que terá provável aptidão nas seguintes correntes ambientais:
Desenvolvimento sustentável: prevê o uso dos recursos naturais, mas cuidando a manutenção de sua existência para as próximas gerações.
Ecologia política: a partir do ecologismo, a EP é a contestação da frieza desenvolvida pela vida moderna, industrial e com cidades superpopulosas. O sistema capitalista e o estilo de vida baseado no consumo são as bases do risco ambiental.
Se o seu Fundamento Moral Ambiental com a percentagem mais elevada for “JUSTIÇA”, significa que:
Tem habilidade de manter relações cooperativas e mutuamente benéficas. Baseia-se em virtudes como honestidade, justiça e confiança. Está relacionado a emoções como gratidão, raiva e culpa.
Se tens justiça como fundamento moral predominante, provavelmente te interessas em uma mudança na relação humano natureza, mais atenta a uma postura ética com a natureza e com as comunidades tradicionais que dela dependem. Vislumbras um tipo ambientalismo mais aplicado à realidade, por meio de projetos. Talvez percebas a natureza em relação com a sociedade quando identificas atividades sociais, como a autogestão de povos tradicionais e cooperativismo urbano.
Isto significa que terá provável aptidão nas seguintes correntes ambientais:
Socioambientalismo: mudança no paradigma ser humano-natureza, no qual deve ter uma postura ética com a natureza e com as comunidades tradicionais que dela dependem.
Ecorrealismo: percebe a natureza em relação com a sociedade. Acredita na autogestão e no cooperativismo sociais. Vislumbra o ambientalismo, mas aplicado à realidade por meio de projetos.
Se o seu Fundamento Moral Ambiental com a percentagem mais elevada for “LEALDADE”, significa que:
Este fundamento é derivado da longa história que nossa espécie tem de viver em tribos e clãs, o que nos permite formar comunidades coesas. Baseia-se nas virtudes de patriotismo, bravura e sacrifício em prol do grupo. Está relacionado a emoções como orgulho e sensação de pertencimento.
Se tens lealdade como fundamento moral predominante, provavelmente te interessas o uso dos recursos naturais, desde que cuidando a manutenção de sua existência para as próximas gerações. Talvez acredites na emergência da preservação de recursos da flora e fauna do meio ambiente despertará homens em consciência ecológica, que reverberará em outros patamares da vida humana.
Isto significa que terá provável aptidão nas seguintes correntes ambientais:
Desenvolvimento sustentável: prevê o uso dos recursos naturais, mas cuidando a manutenção de sua existência para as próximas gerações.
Ecologismo: a emergência da preservação de recursos da flora e fauna do meio ambiente despertará homens em consciência ecológica, que reverberará em outros patamares da vida humana.
Se o seu Fundamento Moral Ambiental com a percentagem mais elevada for “RESPEITO”, significa que:
Este fundamento foi moldado pela longa história da humanidade de se agrupar em sociedades com interações sociais hierárquicas. Baseia-se em virtudes como respeito pela tradição e pela autoridade legítima. Está relacionado a emoções como medo, respeito e reverência.
Se tens autoridade como fundamento moral predominante, provavelmente acreditas que a natureza é fonte de recursos para o bem estar humano, por isso deve ser preservada a todo custo. Percebes necessária uma mudança no paradigma ser humano natureza, no qual deve ter uma postura ética com a natureza (sustentabilidade) e com as comunidades tradicionais que dela dependem. Mas, se não for possível, talvez julgues ser necessário o isolamento de flora e fauna por reservas naturais, sob o cuidado de autoridades.
Isto significa que terá provável aptidão nas seguintes correntes ambientais:
Preservacionismo: a natureza é fonte de recursos para o bem-estar humano, por isso deve ser preservada.
Socioambientalismo: mudança no paradigma ser humano-natureza, no qual deve ter uma postura ética com a natureza (sustentabilidade) e com as comunidades tradicionais que dela dependem.
Se o seu Fundamento Moral Ambiental com a percentagem mais elevada for “PUREZA”, significa que:
Este fundamento se refere à necessidade da nossa espécie de evitar doenças e parasitas. Baseia-se no fenômeno dos tabus culturais e inflama o compromisso de viver de maneira a se abster dos desejos sensoriais. Está relacionado a emoções como santidade, devoção e repugnância. Conservadores normalmente têm resultados mais altos nesta dimensão do que liberais de esquerda e libertários.
Se tens pureza como fundamento moral predominante, provavelmente acreditas que a natureza tem valor em si mesma, independente da utilidade econômica que tem para os seres humanos que nela habitam ou qualquer utilitarismo cultural vigente aos seus recursos. Seres humanos não tem direito de afetar a biodiversidade, apenas se disso depender sua própria existência. Por isso, talvez julgues ser necessário o isolamento de flora e fauna por reservas naturais.
Isto significa que terá provável aptidão nas seguintes correntes ambientais:
Conservacionismo: independência da natureza perante o homem, com o isolamento de áreas naturais inalteradas.
Ecologia profunda: a natureza tem valor em si mesma, independente da utilidade econômica que tem para os seres humanos que nela habitam ou qualquer utilitarismo cultural vigente aos seus recursos. Seres humanos não tem direito de afetar a biodiversidade, apenas se disso depender sua própria existência.